REGULAMENTO 12ª COPA FLORIPA
​
O torneio desse ano será realizado de 13 a 17 de dezembro de 2025. Teremos 8 categorias sendo: Sub 9, Sub 10, Sub 11, Sub 12, Sub 13, Sub 14, Sub 15 e Sub 18 Feminino. Seguiremos as regras da FIFA, exceto o que estiver descrito no regulamento.
A regra do impedimento só existirá na categoria 11 x 11, ou seja, Sub 13, Sub 14 e Sub 15. Casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora.
​
IMPORTANTE
​
Nas categorias Sub 9 a Sub 12 e Feminino só serão permitidos o uso de chuteiras de society ou futsal (não serão permitidas chuteiras de trava ou mista).
Nas categorias Sub 13 a Sub 15 não serão permitidas chuteiras com travas de alumínio.
​
ATENÇÃO
​
Não será permitida a inscrição de atleta na condição de exceção nas categorias Sub 9, Sub 10, Sub 11, Sub 12 e Feminino (um ano acima da idade em disputa). A punição para equipe que infringir a regra será:
​
-
A equipe irregular, caso tenha perdido a partida, será punida com -6 pontos (menos seis pontos na classificação);
-
A equipe irregular, caso tenha vencido a partida, será punida com -6 pontos (menos seis pontos na classificação);
-
As equipes envolvidas nas disputas de jogos com a equipe irregular terão a seu favor o W.O com saldo de 3 x 0 a seu favor.
Será permitida a inscrição de 2 atletas na condição de exceção nas categorias Sub 13, Sub 14 e Sub 15 (um ano acima da idade em disputa).
​
Observação: Nas categorias Sub 9 até Sub 15, a participação isolada de meninas em qualquer equipe, ou em equipes exclusivamente femininas, poderá conter atletas com idade superior em 1 ano ao ano da categoria.
​
I – DA ORGANIZAÇÃO GERAL
​
Parágrafo Único: A organização geral do evento estará sob a responsabilidade da CFB – Eventos Esportivos com assessoria jurídica para resolução de assuntos ao cumprimento das regras.
​
II – DA PARTICIPAÇÃO
​
Artigo 1º: Poderão participar da 12ª Copa Floripa apenas os atletas inscritos antecipadamente no site que será disponibilizado com login e senha personalizados para cada equipe. Todos os jogadores deverão apresentar um documento oficial de identificação no cadastramento dos atletas. Documentos aceitos: documento oficial com foto, original, xerox autenticada ou documento online oficial. Casos diferentes deverão ser analisados pela comissão organizadora. Faremos o cadastro biométrico antes da competição, na chegada das delegações e no 1º dia de jogos. Todas as equipes deverão fazer seu cadastro antes do 1º jogo. Para os jogos não será necessária a apresentação de documentos (faremos a leitura biométrica). Caso uma equipe tenha dúvida sobre a idade de um atleta inscrito, deverá pagar uma taxa de R$ 500,00 (quinhentos reais). Caso a equipe que conteste tenha comprovado tal infração, terá o valor devolvido; mas se a organização comprovar que o atleta contestado esteja na idade/categoria certa, o clube/escola não terá o valor devolvido.
Caso a equipe se beneficie de tal infração, perderá os pontos conquistados na partida e ficará passível de punição de menos 6 pontos na classificação.
​
Artigo 2º: O atleta inscrito poderá representar um único clube, independente da categoria, ou seja, poderá jogar em categorias diferentes, mas apenas numa mesma delegação. Caso isso aconteça, será julgado pela Comissão Organizadora.
​
Artigo 3º: O W.O será concedido pelo staff responsável devidamente identificado após 15 minutos do horário de início da primeira partida (casos especiais serão julgados pela organização do evento). As demais partidas terão uma tolerância de 5 minutos do horário marcado.
​
Artigo 4º: É de responsabilidade da comissão técnica de cada equipe enviar até o dia 28/11 a relação digitalizada dos atletas inscritos. Esta relação estará disponível no site www.copafloripabrasil.com.br e será enviada para o e-mail do responsável de cada equipe. Para considerar a equipe inscrita, a entidade deverá ter no mínimo o número de jogadores da categoria, como por exemplo: Sub 9, 8 jogadores e Sub 14, 11 jogadores.
​
Artigo 5º: A comissão técnica precisa preencher um formulário em Excel e mandar até dia 05/12 com as informações do atleta. Depois disso, terá até o dia 05/12 para colocar uma foto de cada atleta no site. Os formulários e orientações estarão disponíveis no site da COMPETIÇÃO.
​
Artigo 6º: Poderão ficar em campo apenas 3 pessoas da comissão técnica por jogo e esses deverão estar cadastrados em súmula. Os demais membros não poderão ficar dentro da área reservada aos jogadores, devendo ficar na área da torcida.
​
III – DAS CATEGORIAS E JOGOS
​
​
​
​
​
Obs 1: Estes números serão máximos de inscritos e também o máximo permitido em súmula. Por motivo de lesão comprovada por laudo médico, apenas goleiros poderão ser substituídos.
Obs 2: O tempo das finais ouro de cada categoria terá um acréscimo de 5 minutos em cada tempo, ou seja, nas categorias Sub 09, Sub 10, Sub 11, Sub 12 e Feminino o tempo será 25x25, e nas categorias Sub 13, Sub 14 e Sub 15 será 30x30.
​
IV – SUBSTITUIÇÕES E DIMENSÕES
​
Artigo 7º:
• Futebol de campo não terá limites de substituições; um mesmo atleta pode sair e voltar, desde que espere o substituído sair primeiro.
• A substituição deve ser realizada à frente do árbitro mesário para controle.
• As dimensões do campo serão:
– Sub 9, Sub 10, Sub 11, Sub 12 e Feminino: 45m a 55m x 28m a 38m.
– Sub 13, Sub 14 e Sub 15: dimensões oficiais de futebol.
​
V – PUNIÇÕES E REGRAS GERAIS
​
Artigo 8º - As advertências acontecerão da seguinte forma:
• O jogador que ganhar um cartão vermelho cumprirá um JOGO de suspensão e será julgado pela Comissão Disciplinar;
• Caso jogador ganhe o vermelho seguido do segundo amarelo cumprirá APENAS 01 JOGO;
• Caso um membro da comissão técnica seja expulso, ele cumprirá 01 JOGO;
• Não haverá suspensão por acumulo de Cartões amarelos.
​
No caso de alguém da torcida ofender jogadores, equipe de arbitragem ou organizadores, o árbitro da partida deverá chamar o técnico do time desse torcedor e informar que caso este não pare a partida será interrompida e o mesmo será RETIRADO do complexo. Se o torcedor após ser avisado persistir, a partida será interrompida novamente e os seguranças deverão retirar o torcedor do complexo.
​
Nas categorias que não temos Cartão (Sub 9 a Sub 12), caso o jogador tenha uma atitude muito grave, deverá ser relatado, este será julgado e poderá cumprir jogos de suspensão. Poderá ser aplicado Cartões amarelos e Vermelhos para a Comissão Técnica e no caso de Vermelho terá que cumprir suspensão de 1 partida.
​
Artigo 9º – A pontuação dos jogos será da seguinte forma:
a) Vitória - 03 pontos
b) Empate - 01 ponto
c) Derrota - 00 ponto
d) W.O. PERDA de 03 PONTOS
Parágrafo Único - Em caso de W.O. o placar final será de 3 x 0 para efeito de saldo de gols.
​
Artigo 10º - Em caso de empate na fase classificatória, o critério para desempate será:
a) Número de vitórias;
b) Saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Menor número de cartões vermelhos; (apenas nas categorias 11 x 11 e feminino)
e) Menor número de cartões amarelos; (apenas nas categorias 11 x 11 e feminino)
f) Confronto direto, apenas quando for entre duas equipes;
g) SORTEIO.
​
Artigo 11º - Em caso de empate nas fases de mata-mata, os jogos serão decididos nos pênaltis. As categorias: sub 09; sub 10; sub 11; sub 12 e feminino o número de pênaltis será de 03 cobranças para cada equipe. Caso o empate persista será decido em cobrança alternada. Para as categorias Sub 13, Sub 14 e Sub 15, o número será de 05 cobranças e em caso de empate automaticamente tornam-se alternadas; Poderão bater quaisquer jogadores inscritos em súmula, devendo o técnico fazer as substituições antes de iniciada as cobranças.​
​
Artigo 12º – Regras Gerais:
• A utilização de caneleira se faz obrigatória.
​
Artigo 13º - Para as categorias Sub 09; Sub 10; Sub 11 e Sub 12, não serão apresentados cartões disciplinares, em caso de falta grave, ofensas físicas ou verbais o ÁRBITRO solicitará ao treinador que seu ATLETA seja substituído por 02 minutos. Caso essa infração seja repetida o atleta será SUBSTITUIDO em definitivo. Nessas categorias não há necessidade de cumprir jogos de suspensão salvo determinações da CO.
​
Caso tenha algum caso mais grave, este deverá ser relatado pelo árbitro e será julgado.
​
Os técnicos que forem expulsos, não poderão dirigir sua equipe na próxima partida, podendo ficar na arquibancada sem dar instrução ou reclamar da arbitragem. Caso isso não seja obedecido, ele será retirado do local da partida e será julgado, podendo ser eliminado da competição. Em caso de igualdade/semelhança nas cores de UNIFORMES o STAFF responsável deverá realizar um sorteio para decidir quem irá utilizar os coletes.
​
Todas as informações estarão disponíveis no site www.copafloripabrasil.com.br. É de responsabilidade dos esponsáveis de cada equipe, ter conhecimento do regulamento e tabela.
​
VI – PREMIAÇÃO
​
Serão dadas as seguintes premiações para as equipes campeãs:
Parte Terrestre dos seguintes campeonatos:
Sub 9 Paris Cup
Sub 11 Paris Cup
Sub 10 Proença Nova
Sub 12 e sub 13 Helsinki Cup
Sub 14 a 15 Gothia Cup
Feminino Dana Cup
​
Essa premiação é INDIVIDUAL e INTRANFERÍVEL, ou seja, o ATLETA campeão terá o direito de participar representando a equipe campeã nos torneios da Europa em JULHO do ano seguinte. O número mínimo de 75% dos atletas campeões precisam compor a delegação que irá para os torneios no exterior, a mudança deve ser aprovada e analisada pela Sportz empresa parceira e que detém a exclusividade dos torneios parceiros. Sendo assim, o bilhete aéreo deverá ser comercializado e administrado pela Sportz que fará um atendimento personalizado e disponibilizará um STAFF para acompanhar todo processo.
​
VII – FORMA DE DISPUTA
Cada equipe jogará um mínimo de 4 jogos.
Os sistemas de disputa serão divulgados apenas após o termino das inscrições.
Atenciosamente,
Copa Floripa Brasil.
​
​
