Buscar
  • Copa Floripa Brasil

Valores que um torneio de futebol como a Copa Floripa Brasil ensina às crianças

Matricular os filhos em uma escolinha de futebol é um passo importante para o desenvolvimento das crianças em diversos aspectos (físico, psicológico, cognitivo etc.). A vivência no esporte ensina os pequenos valores que não são aprendidas na escola e que, muitas vezes, a própria família não pratica por falta de hábito ou por desconhecimento.

Esportes coletivos, como o futebol, fazem com que as crianças entendam a importância do trabalho em equipe, pois o jogo só acontece com a participação de todos. Além disso, o futebol proporciona outros benefícios aos pequenos, principalmente quando participam de competições, como a Copa Floripa Brasil.


O QUE TORNEIOS DE FUTEBOL ENSINAM ÀS CRIANÇAS?

Diversão

Esse é o primeiro e mais importante ponto a ser considerado. Afinal, são crianças e elas precisam brincar e se divertir. Por isso, o foco de qualquer atividade que envolva os pequenos deve ser a alegria.


Convívio com outras crianças

Conhecer crianças de outras cidades, estados e até de outros países é uma experiência muito enriquecedora, pois permite aos pequenos conviverem com diferenças culturais.

A socialização com pessoas da mesma idade é muito importante neste mundo, onde as crianças - muitas vezes por questão de segurança - acabam “presas”, vivendo entre os muros do condomínio e da escola, sem poder entrar em contato com o que é diferente.

Há estudos que mostram que crianças que praticam esportes tendem a fazer menos bullying com os colegas e a não reproduzir preconceitos.


Ganhos à saúde física

Praticar esporte ajuda no desenvolvimento muscular - no ganho de resistência, força e explosão - e melhora a densidade óssea e ligamentar. Além disso, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, aumentando a oxigenação das células, fortalecendo a função cardíaca, e ainda previne o surgimento de obesidade e diabetes.


Disciplina

Jogar futebol pressupõe o conhecimento e o respeito às regras. Em um torneio, isso é ainda mais importante, porque a disciplina individual pode significar o sucesso de toda a equipe. Assim, as crianças entendem que, pelo bem da coletividade, é preciso agir de maneira cordial e amigável e respeitar as regras e os demais jogadores e profissionais envolvidos na partida.


Desenvolve o espírito competitivo

Ao participar de torneios, as crianças entendem que o mais importante é competir, independentemente do resultado.

Valorizar o esforço realizado nas vitórias e entender que as derrotas fazem parte tanto do jogo quanto da vida é um aprendizado importante.


Noções de responsabilidade

Para muitas crianças e adolescentes, participar de um torneio esportivo, como a Copa Floripa Brasil, é a primeira oportunidade de passar alguns dias sem a presença dos pais e isso faz com que desenvolvam rapidamente um maior senso de responsabilidade.

Ao se verem longe dos adultos da família, os pequenos atletas percebem que precisam cuidar de si e que são capazes de controlar os próprios horários (de dormir, de acordar, de treinar, de comer etc.), de se alimentarem corretamente, de cuidares das próprias roupas e dinheiro.

Além disso, desenvolvem um olhar mais generoso com relação aos colegas, que também estão longe dos pais, formando, assim, um ciclo de cooperação e de trabalho em equipe também fora do campo.

0 visualização

ENTRE EM CONTATO AGORA MESMO

FONE: 11 2679.7709

Email:  contato@sportz.com.br

SEGUE A GENTE!

Facebook  |   Instagram

© 2023 by Barns Consultants. Proudly created with Wix.com